Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020  
 
HOME
FALE CONOSCO
CONCURSO ECOLOGICO 2013
PEÇA sua muda-PROJETO ÁRVORE CIDADÃ
ABAIXO ASSINADOS
ACESSA VÍDEOS CDPEMA
Acessa vídeos- natureza
ADOTAR: 1 Criança, 1 Idoso
AGENDA SOCIAL/AMBIENTAL 2013
FILIE-SE NA CDPEMA
Cadastro de Curriculuns
Doação de Animais-BRASIL
CONSEMA
CURSOS
INFORMES 1
INFORMES 2
INFORMES 3
INFORMES 4
Legislação
Moto Cross da SUSTENTABILIDADE-2011
Patrocinadores
Projetos
Unidades da CDPEMA
Utilidade Pública
Notícias
Galeria de Fotos
Interação
» Home   » Agenda / Eventos
Agenda / Eventos
Novembro / 2010
De 09/11/2010 a 11/11/2010
XII FIMAI - PROGRAMAÇÃO

O XII SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade contribui para a disseminação do conhecimento socioambiental a serviço do profissional moderno!

Confirme sua inscrição e participe!

Programação Preliminar

 Terça-feira – 09 de novembro de 2010

 

08h30 – 09h00 - Abertura Oficial do XII SIMAI

 

09h00 – 09h30 - Welcome Coffee

 

09h30 – 12h30 - Painel Internacional: Tendências tecnológicas e a experiência empresarial internacional para promover a consolidação da sustentabilidade

 

Com tradução simultânea

 

Palestrantes:

 

Marcus Meckelman – Executivo de vendas internacionais e Gerente da plataforma de Qualidade de Água; Master em Administração e Engenharia, trabalha na matriz da OTT Hydromet em Kempten, Alemanha. Desde Junho de 2006, ele é responsável pela área de área de qualidade da água na Europa. Dentre os projetos de monitoramento que foram concebidos e implantados sob sua responsabilidade se destacam: Rede de monitoramento da qualidade da água na costa noroeste da Espanha,incluindo transmissão de dados em tempo real, através de 18 bóias autarcas; Construção da rede de hidrometria da Romênia, com 625 pontos de mediç&a tilde;o quantitativa e 67 pontos de medição qualitativa da água; Monitoramento da qualidade da água no sistema de cavernas de Škocjan, Eslovênia, com 6km de comprimento e 220 m de profundidade, combinando medições pontuais e monitoramento autônomo. Como Executivo de Vendas Internacionais, é responsável por toda Europa Ocidental e Oriental, América Latina, e África, construindo e desenvolvendo projetos e negócios, e provendo consultoria técnica, na área de hidrometria e hidrologia para as linhas de produto OTT e Hydrolab.

Tema: Qualidade de água em rios voltados para indústrias

 

Carsten Cremers - Gerente de Projetos de Células de Combustíveis do Group Manager Fuel Cells, Fraunhofer Institute for Chemical Technology (Alemanha). Estudou Química na Heinrich-Heine-University Dusseldorf, onde recebeu seu PH.D; em 1998, trabalhou 2 anos como Postdoctoral na French CNRS Institute Lure, em Orsay, na França, antes entrando para o Grupo do Prof. Ulrich Stimming na Technische Universitat Munchen e ZAE Bayern. Ali trabalhou de 2000 até 2006 na área de reformas, células de combustíves de álcool direta e células de combustíveis óxidos se tornando líder do Grupo de Células de Combustíveis, em 2004. Em julh o de 2006 se juntou a Fraunhofer ICT como Gerente de Projetos de Células de Combustíveis trabalhando diretamente com células diretas de combustível de álcool e sistemas militares de células de combustíveis. Tornou-se líder de células de combustíveis em janeiro de 2010. Sua principal especialidade é em eletrocatálise e desenvolvimento e montagem de membrana elétrodos para células de combustível de álcool.

Tema: Custo efetivo de soluções electroquímicas para fornecimento de energia sustentável

 

Diego Tomassini - Program Manager do Programa de Cooperação Ambiental entre o Ministério do Meio Ambiente da Itália e os Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Brasil desde 2005; Licenciado em Estatística Econômica pela Universidade La Sapienza de Roma; Possui mais de 16 anos de experiência profissional; Foi Gestor de Projetos de cooperação internacional em países do Leste E uropeu, Argentina e Brasil.

Tema: Pequenas empresas e a sustentabilidade

 

André Rebouças - Geólogo pela USP com Mestrado em Hidrogeologia também pela USP; especialização em Direito Ambiental pela Faculdade do Largo de São Francisco; diretor da ARCADIS Hidro Ambiente, empresa do Grupo ARCADIS Logos especializada Em engenharia Ambiental.

Alessander Kormann - Diretor Técnico da Fugro In Situ, integrando o corpo executivo da empresa. Possui uma significativa experiência em projetos dos mais variados segmentos, além de atuar no aperfeiçoamento e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à investigação e instrumentação de projetos geotécnicos e de meio ambiente. Leciona na Universidade Federal do Paraná, onde ministra disciplinas de graduação para o curso de Engenharia Civil e de pós-graduação no Mestrado em Geotecnia da instituição. Com uma contínua atuação na ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, integrou a diretoria nacional da entidade e presidiu a organização do XII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica / III Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia. Autor de dezenas de publicações técnico-científicas nacionais e internacionais, em 2005 recebeu o Prêmio Costa Nunes, que é conferido bienalmente à melhor tese de doutorado do país na área de geotecnia.

Tema: Aplicação de Ferramentas MIP/ROST na Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas

 

Ian Cooper - Diretor de Desenvolvimento de Negócios ENER-G Natural Power Ltd, a divisão de Energia Renovável do Grupo ENER-G de companhias que se especializam na produção de eletricidade a partir do biogás (aterro, AD e gás das minas), bem como a eficiência energética e soluções sustentáveis de energia. Antes de ingressar na ENER-G Natural Power Ltd., trabalhou, desde o início dos anos 90 no Setor de Gestão de Resíduos de Shanks; mais tarde se tornou Gerente Sênior de Engenharia de Reciclagem de Resíduos do Grupo. Entre suas principais responsabilida des destacam-se: Identificação de potenciais clientes, tanto os regimes de Geração de Gás de Aterro; avaliação do potencial do aterro; avaliação do projeto de viabilidade.

Tema: Otimização da Utilização de Biogas

 

Debates

 12h30 – 14h00 - Almoço

 14h00 – 16h00 - Painel Internacional: Tendências tecnológicas e a experiência empresarial internacional para promover a consolidação da sustentabilidade

Com tradução simultânea

 Palestrantes:

 Marcio José de Macedo Dertoni – Gerente Setorial de Contingências da PETROBRAS.

Tema: Planos de Contingências Ambientais na área de Petróleo

 Lars Dyrhagen - É vice-presidente responsável pelas Empresas do Grupo Danfoss em relação a Assuntos Públicos & Indústria. É o chefe e líder do esforço de negociação da Danfoss perante as instituições governamentais. Tem mestrado. em Economia & Negócios na Copenhagen Business School (Dinamarca), bem como um Master in International Management da CBS e Universität St. Gallen (Suíça). Em 2010 graduou-se com um certificado de executivos em comunicação estratégica na Universidade de Columbia em Nova York. Tem sido designado por várias tarefas, das delegações e da comissão pelo Governo dinamarquês. Em 2009 foi pessoalmente nomeados para o conselho consultivo do Governo em eco-tecnologias. Já foi nomeado Parlamentar Delegado Geral das Nações Unidas para a Assembleia em Nova York.
Tema: Ações para dissociar o crescimento econômico do crescimento do consumo de energia

 Herman Lehrer – Representante da Almont Brasil; licenciado em Ciências Administrativas, pela Universidad Metropolitana de Caracas, Venezuela; diretor da ENVIROQUAL, USA y Optipro Seguridad Industrial em Venezuela; tem mais de 16 anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente e Saúde Ocupacional; fundador e atual diretor da Associação Venezuelana de Higienistas Ocupacionais (AVHO), como diretor de Relações Interinsticionais.

Tema: Monitoramento e Amostragem de partículas no ar

 Representante do Reino Unido

 Debates

 16h00 – 16h30 - Coffee Break

 

16h30 – 18h30 - Painel Internacional: Tendências tecnológicas e a experiência empresarial internacional para promover a consolidação da sustentabilidade

 

Com tradução simultânea

 

Palestrantes:

 

Mr. Rick Sprott – Bacharel em Química (1968) e Mestre em Gerenciamento Ambiental (1994); Oficial de carreira da Força Aérea Americana (1971-1992); Diretor da Divisão da Qualidade do Ar do Estado de Utah (2000-2007); Diretor Executivo do Departamento de Qualidade Ambiental do Estado de Utah e representante do governo na Iniciativa Climática do Oeste Americano (2007-2008); Atual Diretor da Bear Claw Environmental Consulting; Atuação na A&WMA: membro desde 1993; membro da Diretoria (2003-2006) e Presidente da Gestão 2009.

Tema:

 

Nelson Branco - Engenheiro Químico, desde 1985 na GM do Brasil. De 85 a 97 no Depto. De Engenharia Ambiental dando suporte às Plantas da GM no Brasil. A partir de 98 assume função corporativa (International Environmental Support Group) para a região LAAM (América do Sul e África). Desde 2000 compõe o grupo mundial de assuntos estratégicos ambientais da Corporação (GEIT) representando a região SA. Em 2005 assume a Gerencia Regional de Serviços Ambientais da Região América do Sul (SA) consolidando as áreas ambientais de todas as plantas de manufatura da região.

Tema: Gerenciamento Ambiental em Empresas de Grande Porte - Uma Abordagem Sistêmica

 

Hirohisa Nagasako - Gerente Geral Adjunto da divisão de Infraestrutura & Usina do Grupo Kawasaki Heavy Industries (Japão), onde é um dos principais responsáveis pela venda de Usinas Elétricas ao mercado internacional. Iniciou a sua carreira profissional na Kawasaki Heavy Industries (KHI) em 1982, e possui, aproximadamente, 30 anos de experiência profissional neste segmento. No período entre  1982 e 1992, desenvolveu atividades ligadas não somente à contabilidade de Usinas Elétricas, mas também ao Departamento de Meio Ambiente da KHI. Entre 1992 e 2006, desenvolveu atividades relacionadas a vendas internacionais de Usinas. Entre 2007 e 2009, assumiu o cargo de presidente da Anhui Conch Kawasaki Engineering Co. Ltd. (joint venture entre KHI e a chinesa CONCH cement localizado em Wuhu, Província de Anhui, China). Atualmente faz parte da equipe de desenvolvimento de negócios relacionados à Usina Elétrica visando a expansão do Grupo KHI no mercado global.

Tema: Kawasaki – Energy Saving & Eco Technologies

 

 Debates

 Quarta-feira – 10 de novembro de 2010

                           

08h30 – 09h30 - Palestra: Modelo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental em Micro e Pequenas Empresas

 

Palestrante:

 

Dòrli Terezinha Martins – Economista; Coordenadora do Programa de Gestão Ambiental do SEBRAE-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo; formada em Ciências Econômicas pela PUC-SP; pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; pós-graduação em Gestão de Negócios pela Faculdade São Luís e pós-graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade SENAC.

 

09h30 – 10h00 - Coffee break

 

10h00 – 12h30 - Painel: Política Nacional de Resíduos Sólidos - O gerenciamento de resíduos na indústria e as soluções viáveis à luz da nova realidade no mercado

 

Moderador:

 

José Valverde - Especialista em Direito Ambiental pela PUC-SP; Pós-graduado em Gestão Ambiental SENAC-SP; Secretário Parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Jardim na Câmara dos Deputados, coordenador técnico da proposta da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305 de 2010, bem como da Política de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo Lei 12.300 de 2006. Diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

 

Palestrantes:

 

Ricardo Lopes Garcia - Especialista em Resíduos Sólidos do Departamento de Meio Ambiente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Tema: A gestão dos resíduos sólidos industriais

 

Ronald Teixeira Penteado - Diretor de operações do grupo ESTRE AMBIENTAL S.A.; Engenheiro Civil  com uma experiência de mais de 10 anos de atuação na área ambiental; Atuação em gerenciamento total de resíduos e destinação final; responsável pela implantação e coordenação de projetos de captação e queima de biogás gerado em aterro.

Tema: Tecnologias e Soluções adequadas para o gerenciamento de resíduos diante da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos

 

Fernando Tabet – Sócio do escritório Tabet Advogados; Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública e Faculdade de Direito da USP; Especialista em Direito Processual Civil pela EDESP-FGV/AASP; Mestre em Direito Ambiental Internacional pela Faculdade de Direito da USP; Ex-presidente da RIELA – Rede Interamericana de Especialistas em Legislação Ambiental; Professor de Direito Ambiental dos cursos de pós-graduação da EDESP-FGV; Coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil-França.

Tema: A PNRS no contexto da Legislação Ambiental: desafios e oportunidades

 

André Luis Saraiva – Diretor da Área de Responsabilidade Socioambiental da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletroeletrônica; diretor executivo do PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada e PRAC< span style="font-style: italic">tique - Programa de Responsabilidade Social; coordenador do GT de Resíduos Sólidos Industriais Câmara Ambiental da Indústria Paulista - FIESP; Graduado em Administração de Empresas; Pós Graduado em Análise de Sistemas; MBA em Gestão Ambiental; em 2009 foi eleito pelas entidades ABINEE (Linha Verde) e ELETROS (Linha Branca, Marrom e Azul) como Interlocutor e Relator do Setor Elétrico e Eletrônico no GT – Grupo de Trabalho de REEE´s – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos instalado na Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos (CTRSSAGR) do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, do MMA.

Tema: Responsabilidades e ações do setor de Elétrica e Eletrônica à luz da PNRS

 

Debates

 12h30 – 14h00 – Almoço

 14h00 – 16h00 - Painel: Indicadores de Sustentabilidade Ambiental – Modelos de aplicação visando a melhoria da competitividade industrial

 Moderador:

 Sergio Pinto Amaral - Doutor em planejamento ambiental pela COPPE/UFRJ; está há 32 anos na Petrobras, atualmente trabalhando como consultor em assuntos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) na Área Internacional da Petrobras; Também é professor nas disciplinas Gestão, Auditoria Ambiental e Gestão Integrada de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social em empresas em cursos de pós-graduação da UFRJ e UFF no Estado do Rio de Janeiro; Autor do livro: Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica nas Empresas: Como Entender, Medir e Relatar, Editora Tocalino, 2a. edição, 2005.

 Palestrantes:

 Maria Luiza de Moraes Leonel Padilha - Pós-doutoranda em Política, Planejamento e Gestão Ambiental - Faculdade de Saúde Pública da USP; possui doutorado em Saúde Ambiental na área de Indicadores e pós-graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP; realizou o mestrado em Administração com o tema de Gestão de Resíduos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Engenharia Agronômica. Trabalhou na Companhia Energética de São Paulo, na Allianz e como consultora na área ambiental para a Qualimetria Engenheiros Consultores Ltda. e, atualmente é docente da Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental.

Tema: Economia Ambiental e a importância dos indicadores para o desempenho competitivo da indústria

 Prof. Alcir Vilela Jr. – Coordenador de Graduação das áreas de Meio Ambiente, Saúde e Educação do SENAC.

Tema: Indicadores Ambientais e a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental

 

Obdulio Fantin - Assessor de Meio Ambiente, Proteção Empresarial, Atendimento às Emergências, Responsabilidade Social, da ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química; Engenheiro Químico pela Universidade Nacional de La Plata; Pós-graduação em Transferência de Calor – Universidade Federal Rio de Janeiro; Pós –graduação em “Environmental Sanitation” – Universidade Federal de Gand – Bélgica; MBA em “Gestão Tecnológica na Indústria Química” - Universidade Federal Rio de Janeiro. Entre suas atividades já exercidas foi coordenador da mesa redonda sobre “Atendimento a emergências” no Seminário de Meio Ambiente Industrial – São Paulo; Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP; Ex-Diretor da Associação Brasileira de Engenheiros Químicos. Ganhador do Premio Nacional de Pesquisa Tecnológica 1º lugar – CNPq – Brasil, Inventor do processo “Auto-hidrogenação de gás residual de refinaria”.

Tema: Indicadores Ambientais na Indústria Química

 

Debates

 

16h00 – 16h20 - Coffee break

 16h20 – 18h30 - Painel: Eficiência Energética - Tecnologias e metodologias disponíveis para a adequação da demanda do setor industrial à nova realidade global

 Moderador:

 Raymundo Moniz de Aragão Neto - Engenheiro Mecânico (UFBa, 1991), Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV, 2003) e Negócios em Petróleo e Gás Natural (FGV, 2006), Mestre em Engenharia de Produção (UFF, 2006), doutorando em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ); Há mais de 15 anos, atua no setor de Energia, especialmente quanto a seu uso eficiente e impactos no meio ambiente. Foi gerente da Ecoluz S/A, tradicional empresa de serviços de eficiência energética, gerente de projetos do IIEC - International Institute for Energy Efficiency e sócio administrador da Anima Projetos, onde gerenciou o programa GERBI - Greenhouse Gas Emissions Reduction, iniciativa do governo canadense para promoção da eficiência energética e redução de emissões no setor industrial brasileiro. De 2006 a 2010, ocupou cargo de Assessor da Empresa de Pesquisa Energética, junto à Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais. Em 2010, retorna suas atividades na Anima Projetos, realizando estudos para clientes como Vale S/A, CNI - Confederação Nacional da Indústria, Endesa Geração e Light S/A. Desenvolve, ainda, projetos de pesquisa para Termopernambuco, Petrobras e Ministério do Meio Ambiente, todos voltados à relação entre uso da energia e mudanças climáticas.

 

Palestrantes:

 Milton Luiz de Melo Santos – Diretor-presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento.

Tema: Linhas de Financiamento para projetos de eficiência energética

 Francisco César Tofanetto – Engenheiro responsável pela Planta de Energia da Lanxess.

Tema: Usina de cogeração de energia na indústria Química

 Debates

 19h00 - Coquetel de confraternização

 Quinta-feira – 11 de novembro de 2010

                           

08h30 – 10h30 - Painel: Economia de Baixo Carbono - Como alinhar o processo produtivo industrial a esta nova realidade e alcançar ganhos no Mercado de Créditos de Carbono

 Moderador:

 Haroldo Mattos de Lemos – Presidente do Instituto Brasil PNUMA - Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e Professor de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal do RJ, desde 1978. Coordena do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da EP/UFRJ, desde 2000. Superintendente do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental – ABNT/CB 38, Presidente do Conselho Técnico da ABNT e Vice-presidente do Comitê Técnico 207 da Organização Internacional de Normalização – ISO.

 

Palestrantes:                   

Carlos Delpupo – Atual Gestor da Divisão Sustentabilidade da KEYASSOCIADOS, com atuação na Gestão de projetos de mudanças climáticas e MDL, suporte financeiro e assessorial para projetos de MDL, incluindo inventários de emissões, comercialização de emissões, desenvolvimento de programas de sustentabilidade e relatórios de sustentabilidade, também trabalhando com aspectos financeiros relacionados com aspectos sócio-ambientais como Sarbanes & Oxley e Dow Jones Sustainability Index.

Tema: Sustentabilidade e competitividade industrial na economia de baixo carbono

 Rodrigo Franco  Diretor Executivo da Carbon Market Consulting; especialista em Direito Empresarial e Tributário pela Universidade Mackenzie (SP) e LLM (Legal Law Master) pelo Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais (IBMEC). É responsável pela área comercial e coordenação jurídico-financeira de projetos de carbono junto a fundo de investimentos, bancos e compradores internacionais. Detém 12 anos de experiência relacionados aos setores de Energia (Óleo e Gás) e Mercados de Carbono, quanto a negociação de emissões nos merca dos globais de carbono, captação de recursos junto a bancos nacionais e internacionais, assessoria para a formatação de fundos de investimentos (FIDCs) para o setor de bioenergia e  outras energias alternativas, bem como a formatação de contratos de ERPA (Emission Reduction Purchase Agreements) para estruturação financeira dos projetos de carbono

Tema: “Tendências Atuais e Oportunidades Futuras para as Indústrias nos Mercados de Créditos de Carbono”.

 

Debates

 

10h30 – 10h50 - Coffee break

« voltar
 
     
 
© 2010 C.D.P.E.M.A. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px
Desenvolvido por:
MWAY - Soluções Dinâmicas Web
& MarkCerto