Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020  
 
HOME
FALE CONOSCO
CONCURSO ECOLOGICO 2013
PEÇA sua muda-PROJETO ÁRVORE CIDADÃ
ABAIXO ASSINADOS
ACESSA VÍDEOS CDPEMA
Acessa vídeos- natureza
ADOTAR: 1 Criança, 1 Idoso
AGENDA SOCIAL/AMBIENTAL 2013
FILIE-SE NA CDPEMA
Cadastro de Curriculuns
Doação de Animais-BRASIL
CONSEMA
CURSOS
INFORMES 1
INFORMES 2
INFORMES 3
INFORMES 4
Legislação
Moto Cross da SUSTENTABILIDADE-2011
Patrocinadores
Projetos
Unidades da CDPEMA
Utilidade Pública
Notícias
Galeria de Fotos
Interação
» Home   » Notícias   » ECA
Notícias | ECA
29/08/2010 - A lei da palmada
Com AMOR se ensina

botao_ineditoA “LEI DA PALMADA” E AS HISTÓRIAS DE MARY ELLEN WILSON E HARRY BERGER - Daniel Braga Lourenço

Recentemente foi veiculado na mídia a existência de um projeto de lei federal (PL n. 2.654/2003, de autoria da Deputada Maria do Rosário) que visa coibir quaisquer formas de castigos corporais infligidos contra crianças, ainda que supostamente para finalidade pedagógica, não mais se restringindo à coibição do abuso e dos maus-tratos, já punidos pelo Código Penal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O levantamento da existência desse PL ocorreu muito provavelmente pelo terrível escândalo envolvendo uma procuradora aposentada que espancava brutalmente sua filha adotiva.

 

botao_ineditoSALVANDO O COELHO DA RAPOSA - Steve F. Sapontzis

Nas discussões sobre direitos animais, a questão da predação é geralmente abordada tanto como uma racionalização da nossa matança dos animais ou como base para uma objeção redutio ad absurdum (“mostrando a que tolice isso pode conduzir”) à reivindicação de que nós somos moralmente obrigados a diminuir o sofrimento animal evitável e injustificado. A racionalização toma a forma “já que eles predam uns aos outros, nós estamos moralmente justificados a predá-los”.

 

botao_ineditoCONHEÇA A PETIÇÃO INICIAL DO MPE E SENTENÇA INÉDITA DA JUSTIÇA SOBRE VIVISSECÇÃO

Uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de São José dos Campos (SP), em 2004, contra o Centro de Trauma do Vale na Área de Saúde Ltda, responsável pelo curso ATLS (Advenced Trauma Life Support), que realizava experimentos de traumatologia com cães, terminou com termo de conciliação entre as partes.

Publicamos a petição inicial da Ação Civil Pública e a sentença.

 
EDIÇÃO ANTERIOR
 

botao_japublicadoO HOMEM EVOLUIU COMO UM ANIMAL CARNIVORO OU VEGETARIANO? - Sérgio Greif

É comum, atualmente, que no debate entre consumidores de carne e vegetarianos sejam utilizados argumentos relacionados aos "homens das cavernas", uns argumentando que os homens evoluíram como carnívoros e outros argumentando que evoluíram como vegetarianos. O presente texto traz considerações com relação a esse assunto. Conforme a teoria evolutiva corrente, por volta de 6 e 7 milhões de anos atrás viveu nas florestas africanas um antepassado do homem do tamanho de um chimpanzé, denominado Orrorin tugenensis. Esse proto-homem passava a maior parte do tempo nas árvores, em busca de seu alimento (frutas e folhas), mas as vezes descia ao solo. A presença de grandes molares e de pequenos caninos sugere que esses hominídeos tinham uma dieta baseada em vegetais, mas podemos inferir que, eventualmente, insetos e pequenos vertebrados também fizessem parte de sua dieta, à semelhança do que ocorre entre os chimpanzés.

 

botao_ineditoDO SANGUE, DA ASSEPSIA, E DA CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA EM TORNO DA MERCADORIA-CARNE - Giulia Bauab Levai

O presente artigo surgiu na necessidade de se fazer um trabalho final em uma disciplina de Antropologia ministrada no curso de ciências sociais da Universidade Estadual de Campinas, onde a turma deveria se organizar em trios e realizar um exercício de observação e elaboração de relato etnográfico, com uso de autores debatidos no decorrer do semestre; a respeito de qualquer questão que envolvesse um local e um grupo de pessoas ligadas a um tema, na qual não se tinha necessidade de nada exótico, uma vez que o espaço mais simples e cotidiano pode render observações interessantes, se pensado em seus pormenores.

 
Autor / Fonte: Pensata Animal
« voltar
 
     
 
© 2010 C.D.P.E.M.A. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px
Desenvolvido por:
MWAY - Soluções Dinâmicas Web
& MarkCerto